O mercado de Business Intelligence está em crescimento, isso já é um FATO, e toda empresa hoje precisa ter o Power BI implementado, isso mesmo, precisa. Ter uma ferramenta de BI não é mais uma opção para os dias de hoje, é uma necessidade. Estudos apontam que empresas que usam Power BI tem cerca de 22% de melhoria no desempenho. E se as empresas precisam implementar o BI, elas precisam de profissionais capacitados para trabalhar com a ferramenta, e isso já é uma realidade. Profissionais que tem BI no curriculum tendem a se destacar dos que não tem. E com o constante crescimento da ferramenta e do conceito nas empresas, BI muito em breve será algo tão obrigatório do curriculum de qualquer profissional como Word e Excel é hoje.

Com BI podemos mudar a frase: “trabalhe duro” para, “trabalhe de forma inteligente”!

Marcelo Leite, consultor BI

Não é um caminho fácil, mas eu garanto que seguindo os passos certos o caminho será simples, e você poderá atingir seu objetivo de começar sua carreira em BI. É por isso que estou te convidando a participar do nosso curso gratuito, você pode se inscrever pelo botão abaixo:

Para te ajudar, criei também um GUIA com os atalhos que a minha experiência nesse mercado me ensinou, eu estou compartilhando-os com você no mesmo link. Se inscrevendo você vai receber gratuitamente o meu e-book com caminhos para iniciar sua carreira no BI.

Mas BI não é coisa pra T.I ou DBAs?

Aí está o grande engano. A ferramenta da Microsoft tem como principal serviço e diferencial o “Self Service”. Isso significa que a ferramenta é tão prática e eficiente que qualquer área pode trabalhar com ela de forma independente. E aí que está o ganho para tomada de decisões e análise de cenários. Imagine só você que é da área de vendas, como seria maravilhoso poder abrir seu celular e conseguir entender como está o desempenho da equipe esse mês e até entender melhor as metas diárias que você precisa bater? E quem é da área de RH pode fazer o mesmo com o desempenho da equipe ou com o manejo de recursos internos. As aplicações são inúmeras e a ferramenta trás retorno direto ao usuário final, ou seja, você que presta serviços ou empreende em qualquer área que seja.

E como posso começar a utilizar o Power BI?

Ao utilizar o Power BI, você poderá se conectar a todas as fontes de informação da sua empresa, as reunindo em apenas um único lugar, chamado de dashboard. Este, por sua vez, possibilitará a vinculação dos conjuntos de dados para comparação e avaliação.

Os relatórios poderão ser criados do zero e a partir de qualquer perspectiva de tempo, área de negócio ou combinações em geral. A personalização é total.

Mais uma vez eu te digo, você pode entender como utilizá-lo baixando o nosso e-book gratuito pelo botão abaixo:

Quais os setores que poderão ser beneficiados?

Como dito anteriormente, os benefícios em utilizar o Power BI serão percebidos em todos os setores. Porém, os mais beneficiados serão:

Vendas

Diante das possibilidades de integração aos CRMs, a exemplo do Microsoft Dynamics, o Power BI viabiliza o monitoramento das métricas de performance que correspondem aos processos de venda.

Nesse sentido, é possível analisar visualmente o perfil dos consumidores de cada região, em quais estágios estão os atendimentos e os volumes de venda (regionais, por segmento de produto, por vendedor etc), tudo isso em tempo real: a avaliação desses fatores é de extrema importância para que você possa identificar as oportunidades de crescimento.

Marketing

Normalmente, as análises das campanhas de marketing são tarefas longas e um tanto quanto trabalhosas. Com o Power BI é certo que elas serão não apenas facilitadas, mas também aprimoradas.

Entenda que a ferramenta poderá auxiliar os colaboradores do setor a monitorar:

Todas essas informações estarão disponíveis, mais uma vez, em um só local, o dashboard. Dessa forma, você conseguirá cruzá-las e melhor compreender os custos, os canais de publicidade e o retorno sobre os investimentos.

Serviço ao cliente

A sua aplicação também traz vantagens para o serviço ao cliente. A questão a ressaltar aqui é que o Power BI vincula o desempenho dos produtos e/ou serviços com o modo que eles são comprados e utilizados.

Essa promessa demonstra a qualidade do que é oferecido e de que maneira isso pode impactar para a lealdade dos clientes à marca. Em um grau operacional, a solução é capaz de captar:

Em resumo, o Power BI conseguirá lhe dizer se a sua organização está sendo útil ou não aos seus clientes.

Operações

No que diz respeito às operações, o Power BI pode contribuir para a identificação das formas de aprimoramento. Da produção à distribuição, todos os processos poderão ser otimizados com a utilização desse software.

Financeiro

Para os profissionais do financeiro, o Power BI vai ao seu máximo, fazendo com que as informações de sumário e dos níveis de conta sejam disponibilizadas em uma só visualização.

Os relatórios poderão ser criados sob demanda de múltiplas fontes, gerando conhecimentos rápidos e proporcionando tomadas de decisões mais acertadas.

Por operar em tempo real, é possível, até mesmo, antecipar o aumento dos custos e as demais “anormalidades” que podem envolver um determinado tipo de negócio.

E, para concluir, é válido enfatizar que o Power BI pode ser enquadrado em todo e qualquer tipo de empresa. Para isso, no entanto, é preciso traçar estratégias em relação à obtenção dos dados de negócio.

O que você está esperando?

Se você entendeu o que eu te disse aqui, deve estar querendo saber por onde começar. Bom, aqui vou eu de novo. Você pode começar baixando o ebook gratuito que vai te dar todo o passo a passo para iniciar sua carreira na área:

Além disso, você pode participar do nosso curso gratuito, basta se inscrever no mesmo botão! Te aguardo lá.